Sejam todos muito bem vindos!

Sejam todos muito bem vindos!

Criadouro de Aves Domésticas Ornamentais

Olá!!!

Seja bem-vindo ao nosso BLOG. Aqui, você encontrará dados e informações a respeito das aves que criamos, além de outros assuntos inerentes ao mundo da Ornitologia, ciência que estuda as nossas amadas aves.



5 de dez. de 2009

SEXAGEM DOS CANÁRIOS


Não é muito fácil se distinguir um canário de uma canária, sem levar em consideração o canto, principalmente para o criador iniciante.

Vamos expor nossas idéias em formas de perguntas:

Somente os machos cantam ?

Certo somente os machos cantam, porém devemos ter em mente que existem alguns machos que não possuem aquele canto e algumas fêmeas que cantam, não um canto tão alto quanto os machos mas possuem um canto que dá para confundir ( tenho notado mais essas fêmeas "cantoras" nos canários de cor cobre, levando-me a crer que tal fato deve está relacionado com o tarim )




Há como se distinguir os sexos dos canários através das cores ?

Sim ! Há cores que possuem dimorfismo sexual, como os mosaicos e os feos.
Nos mosaicos, cor oriunda do tarim, há uma diferença entre as zonas de eleição do lipocromo, onde no macho apresenta-se nos ombros, peito, uropígio e uma máscara na face. Já a fêmea apresenta lipocromo nos ombros, uropígio e um leve traço na altura dos olhos. ( Vejam fotos abaixo ).


Casal de Verde Ônix Mosaico




Casal de Vermelho Mosaico

E as outras cores ? "É aqui que se encaixa os canários de porte."

Bem, já nas outras cores podemos separar os sexos dos canários usando a genética na hora dos acasalamentos, por exemplo, cruzando-se um macho canela com uma fêmea verde, todos os filhotes canela serão fêmeas e os verdes serão machos.

Mas também existe um outro método, que é o mais difícil mas o mais empregado entre os criadores. Próximo à época de acasalamento, os canários sofrem modificações em seus corpos, próxima à regia da cloaca. Nos machos a cloaca forma uma espécie de espigão, um gancho para facilitar a fecundação na hora da cópula. Nas fêmeas, as cloacas ficam inchadas, lembrando muito a ponta de um charuto. ( Vejam as fotos abaixo ).



Macho



Fêmea


4 comentários:

  1. ola , tenho um criame de canarios mas nao consigo indentificar o macho mesmo pela coacla pois as femeas apresentam um um furinho la no fundo e meu macho tambem !o que o macho tem na coacla que a femea nao tem ?obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junyior,

      Seguinte, a diferença entre machos e fêmeas nos canários belgas, como explicado no post, é mais fácil observando quem canta e quem não canta.

      Na época da reprodução (2º semestre do ano, aqui no Brasil), os canários tomam formas diferentes em suas cloacas. As fêmeas ficam inchadas e os machos, entortam as cloacas em forma de gancho, tudo para facilitar a cópula e a fecundação dos ovos. Agora, na época da muda e do descanso, as cloacas voltam ao estado normal, sendo muito mais difícil para enxergarmos as diferenças, principalmente se formos iniciantes na criação. O ideal será esperar até março/abril, quando o macho começará a cantar até chegar ao ápice em junho/julho, quando as cloacas se modificarão de novo.

      Abraços
      Rodrigo Guerra

      Excluir
  2. Olá amigos eu tenho um casal de canários só que eu não sei se o meu canário está pronto ou não e não sei diferenciar o espigão do canario pronto e o que não está pronto vcs podem me ajudar com fotos

    ResponderExcluir
  3. A da femia vai ficar pelada bem inchada e avermelhada e do macho vai focar parecendo um gancho com a ponta virada pra fora

    ResponderExcluir