Sejam todos muito bem vindos!

Sejam todos muito bem vindos!

Criadouro de Aves Domésticas Ornamentais

Olá!!!

Seja bem-vindo ao nosso BLOG. Aqui, você encontrará dados e informações a respeito das aves que criamos, além de outros assuntos inerentes ao mundo da Ornitologia, ciência que estuda as nossas amadas aves.



30 de jan. de 2014

Nova raça oficial de Periquito para exposição

Olá pessoal!!

Estive pensando como é diferente o padrão de periquito australiano para exposição dos periquitos criados aos bilhões pelo mundo como um simples pet. Observem a foto:


Trata-se de dois periquitos australianos da mesma cor e sexo! Normal Cinza Macho!! Porém, um é do tipo inglês, padrão oficial de concurso da FOB e COM.  O outro é um belo exemplo do padrão antigo, próximo ao selvagem que ainda voa solto pelas extensas zonas áridas da Austrália.

Qual a opinião de vocês? De zero a dez, qual nota vocês dariam para a diferença entre eles? Exemplo, zero, eles são iguaizinhos e dez são extremamente diferentes.

Por que a FOB não abre para a inscrição de um padrão para os periquitos normais concorrerem também. Existem federações pelo mundo que aceitam os dois em concursos, cada um na sua.

A "Periquitocultura" evoluiu muito pelo mundo, sendo uma das ou até mesmo a mais criada pelo mundo, ultrapassando a Canaricultura. Isto sem levar em consideração os criadouros de concurso.

Vejam o exemplo da própria canaricultura, onde existem muitas raças de canários que são extremamente diferentes e outras, nem tanto, mas cada uma concorre em suas respectivas categorias.

comparem imagens ou ao vivo canários amarelos intensos das seguintes raças:


  • Canário de cor (erroneamente chamado de roller);
  • Canário raça espanhola;
  • Canário yorkshire;
  • Canário gloster;
  • Canário border;
  • Canário  fife fancy (apenas um miniatura do anterior);
  • Canário lancashire;
  • Canário highlander (praticamente uma miniatura do anterior);
  • Canário scoth fancy;
  • Canário hoso japonês (apenas um miniatura do anterior).
Então, várias raças, da mesma espécie concorrendo em concursos. E algumas são APENAS uma miniatura de outra maior.

Tá na hora de pensarmos nisso!!! E tem mais, a liberação para concursos dos periquitos normais seria um estímulo para novos criadores dos ingleses, pois na canaricultura, por mais que a especialização esteja acontecendo, sempre se tem criadores que se especializa em duas ou mais raças e muitos criadores sérios de comuns, sempre acabam com casais de ingleses também.


Qual a vossa opinião?

Abraços
Rodrigo Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário