Sejam todos muito bem vindos!

Sejam todos muito bem vindos!

Criadouro de Aves Domésticas Ornamentais

Olá!!!

Seja bem-vindo ao nosso BLOG. Aqui, você encontrará dados e informações a respeito das aves que criamos, além de outros assuntos inerentes ao mundo da Ornitologia, ciência que estuda as nossas amadas aves.



5 de jul. de 2017

MEUS REGISTROS PARA O PLANTEL

Olá pessoal! Como vão?

Então, algumas pessoas comentam sobre registros de plantel, tanto para registro individual de aves quanto para controle dos acasalamentos.

Pois bem, é sabido que existem inúmeros programas para controle de plantel no mercado. Uns são gratuitos, outros são pagos, alguns são genéricos para quaisquer espécies, mas também existem os exclusivos para uma determinada espécie, como periquitos australianos.

São todos fantásticos, mas requer que eu ligue constantemente o computador para preencher os dados. E nem sempre estarei com o computador ligado durante o manejo do meu plantel, e o mais importante, nem computador tenho dentro do criadouro.

Portanto, eu criei umas fichas nas quais eu imprimo e encaderno, deixando dentro do criadouro. Nestas fichas, tanto individuais quanto para controle dos casais em acasalamento, eu preencho os dados a mão e deixo no criadouro para consultas futuras. Mais tarde, quando eu tenho uma boa quantidade, eu passo tudo para computador.

A ficha individual tem espaço para colocar as informações dos seus antepassados até o nível de bisavós. Já para o controle dos casais, tem a limitação máxima para quatro posturas, onde para cada uma, tem informações acerca da postura e eclosão dos ovos, além das cores e anilhas de cada filhote.

Abaixo tem a foto do meu caderno com controle individual, onde eu escrevo a mão no criadouro (não reparem a letra horrorosa kkkkk).



E aqui estão os links dos modelos que eu uso, além de exemplos digitados com as informações de algumas aves.


2 comentários: